CURIOSIDADE SOBRE OS FÓSFOROS

18/02/2016 14:25

 

Muito se tem falado sobre a composição dos fósforos e muitos mitos se têm desvendado, no entanto ninguém pode subestimar a sua extrema importância e utilidade nos dias de hoje.

 

Ao contrário de que muitas pessoas pensam, a ponta do palito (a parte vermelha) não contém fósforo nem pólvora. Esta parte é composta por clorato de potássio, responsável por libertar oxigénio para manter a chama acesa. Por sua vez, o palito é revestido por uma camada de parafina que funciona como combustível para alimentar a chama. Já a parte áspera da caixa, semelhante a uma lixa, essa sim, é composta por fósforo (para produzir calor intenso), sulfeto de antimónio (Sb2S3), trióxido de ferro (Fe2O3), dextrina e goma-arábica (cola).

Assim sendo, quando se dá o contacto da caixa com o palito inicia-se o processo de combustão que funciona da seguinte forma: a faísca queima o clorato de potássio, liberta muito oxigénio, que por sua vez reage com a parafina, que cobre o palito. Após esse contacto, surge uma chama que consome o palito durante, aproxidamente,10 segundos.